Agricultura organica no Brasil

From www.entrepreneurstoolkit.org

Jump to: navigation, search

A agricultura orgânica é ainda pouco expressiva no Brasil. Sua relevância é, no entanto, crescente, seguindo tendência observada em outros países, em especial na Europa. As características básicas do produtor de produtos orgânicos são varios. E' importante entender desde do começo da atividade que tipo de produção define um produto como "orgânico". Olhar na certificação de produtos orgânicos no Brasil para ter mais infromações sobre isso.

Contents

Plantio direto (manejo do solo)

O manejo do solo consiste num conjunto de operações realizadas com objetivos de propiciar condições favoráveis à semeadura, ao desenvolvimento e à produção das plantas cultivadas, por tempo ilimitado. Para que esses objetivos sejam atingidos, é imprescindível a adoção de diversas práticas, dando-se prioridade ao uso do Sistema Plantio Direto visto que envolve, simultaneamente, todas as boas práticas conservacionistas. Alternativamente justificado, poderão ser utilizadas práticas racionais de preparo do solo.

O plantio direto trata-se de sistema de produção conservacionista, que se contrapõe ao sistema tradicional de manejo. Envolve o uso de técnicas para produzir, preservando a qualidade ambiental. Fundamenta-se na ausência de preparo do solo e na cobertura permanente do terreno através de rotação de culturas.


Controle das doenças e pragas (manejo do plantio)

Entre os principais fatores que limitam a obtenção de altos rendimentos estão as doenças. A importância econômica de cada doença varia de ano para ano e de região para região, dependendo das condições climáticas de cada safra. As perdas anuais de produção por doenças podem variar entre 20% em algumas doenças podem ocasionar perdas de quase 100%. Na agricultura convencional, as práticas de campo se direcionam para o efeito do desequilíbrio ecológico existente. Este desequilíbrio gera a reprodução exagerada de insetos, fungos, ácaros e bactérias, que acabam se tornando "pragas e doenças" das lavouras e das criações de animais.

Na agricultura orgânica, por sua vez, trabalha-se no sentido de estabelecer o equilíbrio ecológico em todo o sistema. Parte-se da melhoria das condições do solo, que é a base da boa nutrição das plantas que, bem nutridas, não adoecerão com facilidade, podendo resistir melhor a algum ataque eventual de um organismo prejudicial. Cabe destacar o termo "eventual" porque num sistema equilibrado, não é comum a reprodução exagerada de organismos prejudiciais, visto que existem no ambiente inimigos naturais, que naturalmente irão controlar a população de pragas e doenças.

Defensivos.jpg

Figura 1. Vendas de defensivos agrícolas, por categoria. Fonte: SINDAG – Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para Defesa Agrícola (www.sindag.com.br).

Planeta Orgânico,o maior portal de agricultura organica no Brasil, faz algumas recomendações para ter um cultivo orgânico bem succedido que diminue a incidencia de pragas e doenças:

- Plantio em épocas corretas e com variedades adaptadas ao clima e ao solo da região.

- Consorciação de culturas

- Fazer uso da adubação orgânica.

- Rotação de culturas e adubação verde.

- Cobertura morta e plantio direto.

- Plantio de variedades e espécies resistentes às pragas e doenças.

- Consorciação de culturas e manejo seletivo do mato.

- Evitar erosão do solo.

- Fazer uso de adubos minerais pouco solúveis admitidos pela Instrução Normativa.

- Uso de plantas que atuem como "quebra ventos" ou como "faixas protetoras".

- Nutrição equilibrada das plantas com macronutrientes e micronutrientes.

- Conservação dos fragmentos florestais existentes na região.

Minhocultura (adubação e fertilizantes orgânicos)

As minhocas são parte integrante do solo e ajudam no processo de regeneração. A ação delas é de vital importancia para ter uma terra fertil e produtiva. Recentemente foram desenvolvidas diferentes tecnologias pela criação de adubo e fertilizantes orgânicos a partir de minhocas.

O sistema de minhocultura em caixas plásticas foi desenvolvido para dar soluções às dificuldades da criação tradicional em canteiros, especialmente a separação dificultosa de minhocas do húmus. As minhocas transformam o substrato da caixa em húmus, se deslocando de cima para baixo durante o período. Ao final do consumo, as minhocas passam para o fundo da caixa e retira-se o fundo estrategicamente removível da caixa, para acoplá-la por cima de uma outra abastecida de substrato novo. Nessa segunda etapa do ciclo, as minhocas se transferem naturalmente para a caixa inferior em busca de mais alimento e umidade maior, deixando húmus pronto e puro na caixa superior.

Algumas infromações se encontram no portal da minhoca

Fetr quim.jpeg

Figura 2. Venda de fertilizantes quimicos no Brasil. Fonte: ANDA, AMA-Brasil, Siacan, Siacesp e Siargs.

Sistema alternativo de criação de animais

O sistema alternativo de criação de animais como as galinhas caipiras preconiza a construção de instalações simples e funcionais, a partir dos recursos naturais disponíveis nas propriedades dos agricultores, tais como madeira redonda, estacas, palha de babaçu, etc. O principal objetivo dessa instalação é oferecer um ambiente higiênico e protegido, que não permita a entrada de predadores e que ajude a amenizar os impactos de variações extremas de temperatura e umidade, além de assegurar o acesso das aves ao alimento e à água.

A alimentação de um sistema alternativo de criação de animais é muito importante. Além dos grãos, como milho moído e farelo de soja, que são os mais largamente utilizados , outras opções de alimentos podem ser utilizadas desde que tenham composição química adequada e sejam isentos de substâncias antinutricionais que dificultem a disgestibilidade e a absorção de nutrientes.

Essas alternativas alimentares geralmente resultam do processamento de produtos comestíveis, por isso são chamados de subprodutos. Também podem ser restos culturais da agricultura, tendo, geralmente, ocorrência sazonal. Uma vez selecionados para compor a mistura dietética, devem ser limpos e processados, isentos de qualquer toxidade e perfeitamente apropriados para o consumo.

Notas e Referências

Maior portal da EMBRAPA sobre tecnologias de produção


Ver também

Certificação de produtos orgânicos no Brasil


Ligações externas

Maior portal da EMBRAPA sobre tecnologias de produção

Portal do ATER sobre tecnologias de produção organica

Plantio Direto

Minhocasa

Portal da minhoca